Filial do Estado de Santa Catarina

HISTÓRICO

FOTO BANDEIRA CVB 

A Cruz Vermelha Brasileira no estado de Santa Catarina

A Cruz Vermelha em Santa catarina foi fundada aos 12 dias do mês de março de 1918, sob a denominação de “Cruz Vermelha de Florianópolis”, filiada à Cruz Vermelha Brasileira, com sede na capital da república.

A memória dilui-se. Em 04 de março de 1942, em plena II Guerra, instala-se a Cruz Vermelha Brasileira no estado de Santa Catarina. Após o término da II Guerra, a filial estadual foi desativada (1945).

Em 1980, aos 04 dias do mês de dezembro, foi oficialmente reinstalada a filial estadual, presente o representante do órgão central, Ary Azevedo Moraes. A reativação da Cruz Vermelha Brasileira em Santa Catarina deveu-se ao interesse de inúmeros simpatizantes.

A partir de sua instalação, a diretoria impulsiona a estruturação da instituição no estado. É adquirida sua sede própria, ampliada com a construção de salas de aula e instalações para uma escola de artes gráficas. Múltiplas atividades se apresentam, inclusive a interiorização da Cruz Vermelha. Foram fundadas filiais em 16 unidades municipais, que passaram a contar com os serviços da instituição. Atualmente contamos com 12 filiais municipais no estado.

A sede estadual hoje está localizada à rua Santos Saraiva, no bairro Estreito, em Florianópolis. Conta com prédio de 3 pavimentos, com administração e salas de aula, e subsolo, com depósito e garagem. A CVB-SC desenvolve diversas atividades juntamente com suas filiais e com a comunidade em geral, com programas de auxílio a gestantes, ações sociais, cursos de voluntários, cursos de primeiros socorros, cuidador de idosos, cursos para gestantes. O carro chefe é o curso de A.P.H. – Primeiros Socorros, que vem sendo ministrado mensalmente no período noturno.

Para mais informações sobre os cursos realizados, acesse cursos.

Arquivos
——————

Encontrou algum problema no site?
Tem alguma sugestão para melhorar?
Entre em contato mandando um e-mail para:
juventudecvbsc@gmail.com